quinta-feira, 25 de março de 2010

segunda-feira, 4 de Fevereiro de 2008

A limpeza dos pesqueiros e de outros locais

Esta é uma luta já velha, mas sempre actual, pois nada foi alterado até agora. As mentalidades permanecem inalteradas e continuamos diàriamente a confrontarmo-nos com as maiores barbaridades .

Basta passarmos por várias zonas de pesca lúdica/desportiva , molhes, muralhas cais , arribas e praias ( estas até não são dos piores locais, sejamos sinceros:parece que existe algum cuidado por parte dos praticantes de surfcasting), e verificamos isso mesmo.

Por outro lado basta irmos passear para qualquer marina(estou a lembrar-me da ultima vez que fui a Peniche) e os locais para onde a maré arrasta os detritos, cantos e ancoradouros e é impressionante a quantidade de plástico nas suas mais variadas formas, sacos, garrafas, garrafões, embalagens de óleo, assim como caixas de esferovite, restos de pneus, caixas de madeira e um enorme etc...........

Nunca vi ninguém a apanhar estes detritos, assim como também nunca vi locais onde esses detritos possam ser colocados. Peço desculpa se estou a ser muito generalista e espero bem que esteja, pois era sinal que alguma coisa está a mudar.

Mesmo nos pesqueiros indicados como tal, com toponímia na berma das estradas, nunca vi, e peço desculpa mais uma vez se estiver enganado, um caixote do lixo por perto.

Talvez se estivesse à vista daqueles que lhes pesa muito, guardar o lixo e deitá-lo no caixote mais perto, pensassem duas vezes antes de abandonarem o local que é de todos.

Tenho conhecimento que alguns companheiros nossos já fizeram solicitações à sua C.M., no sentido de colocarem contentores próximos dos pesqueiros, mas creio que” caiu em saco roto”.

Só a mudança de atitude de cada um de nós, poderá mudar este estado de coisas.

0 comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário